Quer alavancar sua carreira de TI? Confira nossas 4 dicas

A carreira de TI continua sendo uma das mais promissoras do Brasil, isso significa que os melhores postos são disputados por muitos profissionais, o que exige bastante esforço de quem quer crescer.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas práticas para quem quer alavancar a carreira de TI. Se este é o seu caso, continue lendo para aprender!


Gamin Gaming screensg Computers

4 dicas práticas para alavancar sua carreira de TI


1. Obtenha certificações e mantenha-se sempre atualizado

Em 2015, ao investigar a falta de mão de obra especializada em redes e conectividades no Brasil, a Cisco descobriu que para 75% das empresas, as certificações são um dos atributos mais importantes na hora de avaliar um potencial contratado.

Além da empregabilidade, você deve buscar se certificar para ter mais conhecimentos e se tornar um profissional tecnicamente melhor. Mas é preciso também investir em constante atualização, visto que as novidades em soluções, equipamentos, metodologias e práticas não param de surgir.


2. Conheça bem o seu mercado de atuação

Acabou o tempo em que os profissionais de TI só tinham que entender da técnica. Mais do que nunca, relacionar a tecnologia com os negócios é muito importante. Portanto, conheça o mercado para o qual você presta serviço (ou aquele que você almeja conquistar).

Busque informações sobre o negócio como um todo, esteja sempre antenado com as notícias do setor, participe de eventos e, muito importante, faça networking com colegas que não são da área de TI. O intercâmbio de ideias te ajudará a circular melhor entre os diferentes executivos e isso vai contribuir bastante para a sua carreira.


3. Tenha um foco de atuação

Ser multitarefas é muito importante, mas você precisa ser reconhecido como um profissional especializado em uma das diversas áreas dentro da TI. Escolha quais são as atividades que mais lhe dão prazer e veja como você pode direcionar a sua carreira para atuar sempre com elas.

Você pode escolher trabalhar com segurança da informação, análise de dados, redes — só para citar duas áreas bem promissoras. O importante é que tenha um foco para a sua carreira e se esforce para se tornar cada dia mais habilidoso e respeitado no mercado de trabalho.


4. Desenvolva seu espírito de empreendedor

Também é muito importante que você tenha um espírito empreendedor. Se você acha que esse não é o seu perfil, fique tranquilo: ninguém nasce sabendo empreender! Você pode desenvolver isso.

Foque na busca de soluções novas para problemas antigos, tenha uma atuação proativa, proponha melhorias e inovações, descubra e sugira novas formas de negócio. Tudo isso é muito valorizado pelas empresas e, cada vez mais, vem ganhando força também na área de TI.


10 habilidades que podem contribuir para você crescer na carreira de TI


10 habilidades que o colocarão no topo da carreira. Veja quais são elas e reflita sobre como você pode desenvolvê-las para alavancar sua carreira de TI:


  1. Resolução de problemas complexos;

  2. Pensamento crítico;

  3. Criatividade;

  4. Gestão de pessoas;

  5. Coordenação;

  6. Inteligência Emocional;

  7. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões;

  8. Orientação para servir;

  9. Negociação.

  10. Flexibilidade cognitiva.


E você, o que você achou dessas dicas? Restou alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários. Não deixe de conferir também os cursos especializados dos nossos parceiros Cromos IT, que ajudam você a alcançar o sucesso ainda mais rápido!

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo